A presente pesquisa apresentou conhecimentos teóricos acerca do tema treinamento e desenvolvimento de pessoas e buscou entender como esses programas acarretam melhorias no desempenho organizacional. Tratou-se de um trabalho qualitativo e descritivo com estudo de caso no setor de saúde ocupacional de uma empresa de biocombustíveis no interior de Minas Gerais. Foi observado o quanto os programas de treinamento e desenvolvimento agregam valor à empresa e ao colaborador, além de potencializar o quadro econômico, social e empresarial. Desse modo, pôde se perceber na entrevista o quanto os programas de aperfeiçoamento conduzem não só na melhoria do desempenho da execução de tarefas diárias, mas também oferece condições de crescimento pessoal e profissional para os colaboradores da empresa.

Palavras-chave: Treinamento. Desenvolvimento. Colaboradores. Organização.

PDF do artigo

O presente estudo buscou entender o amor à marca Havaianas, sob a ótica dos conceitos de valor, amor à marca, satisfação e a lealdade. O amor à marca, tema que tem sido comentado por vários anos e ainda nos dias atuais. Dessa forma emerge a questão de qual o grau de amor à marca aos produtos Havaianas, com o objetivo geral de mensurar o amor pela marca Havaiana. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa, descritiva, realizada com 150 estudantes de uma faculdade no município de ItuiutabaMG. Na pesquisa foi possível identificar que os estudantes consumidores de Havaianas na faculdade possuem amor à marca Havaiana.

Palavra-chave: Amor à Marca. Havaianas. Qualidade. Associação a Marca.

Pdf do artigo

Em função das modificações ocorridas no ambiente organizacional, a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) vem ao longo dos anos ganhando significativa expressividade e representa um dos novos desafios para a administração na atualidade. Seus impactos atingem diretamente a vida dos trabalhadores e, consequentemente, a produtividade das organizações. O objetivo do presente estudo foi levantar e discutir a visão dos trabalhadores de uma Instituição Financeira privada localizada na cidade de Ituiutaba – MG, sobre o que, de fato, determina a qualidade de vida desses profissionais no ambiente de trabalho. O trabalho classifica-se como exploratório e a pesquisa descritiva do tipo estudo caso pelo fato da mesma acontecer em um único Banco da cidade. Por meio de um questionário estruturado em conformidade com o modelo de QVT proposto por Walton, os próprios pesquisadores entrevistaram os trabalhadores no mês de julho de 2019. Os resultados revelaram como sendo de maior importância e determinantes da Qualidade de Vida no Trabalho: as condições de trabalho, as oportunidades de crescimento e segurança e a relevância social da vida no trabalho. Mantiveram em um nível intermediário de relevância as categorias: Uso e desenvolvimento de capacidades e Integração social na organização, enquanto as de menor relevância foram Compensação justa e adequada, Trabalho e espaço total da vida e Constitucionalismo.

Palavras chave: Qualidade de Vida no Trabalho. Instituição Financeira. Produtividade.

pdf do arquivo

A crescente participação no número de mulheres empreendedoras em diversos ramos de negócios, seus desafios e conquistas, foram os fatores essenciais que nortearam o desenvolvimento deste trabalho, sendo assim torna se cada vez mais importante conhecer sua participação no cenário econômico. O objetivo desta pesquisa é analisar as características das empreendedoras em sua gestão nas microempresas e em empresas de pequeno porte. Para tanto, analisamos os relatos de quatro empreendedoras na cidade de Ituiutaba-MG. O método de trabalho foi uma pesquisa qualitativa descritiva, feita através de entrevistas e observações. Através do levantamento teórico, os resultados mostraram que algumas dessas empresárias possuem características como persistência, coragem, busca de informações e comprometimento, as quais as definem como mulheres empreendedoras e administradoras. Nas entrevistas foram mencionados, como ocorreu o desenvolvimento de suas empresas, seus planejamentos, suas estratégias e seu papel de gestora. Durante a pesquisa realizada, ficou evidente que elas possuíram e possuem vários obstáculos a serem enfrentados, mas também, atualmente elas conseguem ter mais qualidade de vida.

Palavras Chave: Empreendedorismo Feminino, microempresa e pequena empresa.

PDf: PDF do Arquivo