Direito


O curso de graduação em Direito da Faculdade Triângulo Mineiro – FTM visa formar profissionais capacitados para o exercício das atividades pertinentes aos operadores jurídicos. Aptos a interpretar e aplicar o Direito contemporâneo, adequados às necessidades locais, regionais, nacionais e internacionais atuais e emergentes. Profissional competente na qualidade de ator social e histórico capaz de entender as demandas da cidadania ativa, do Estado Democrático de Direito, do desenvolvimento social, econômico e científico e, de atender às novas aspirações e às novas concepções jurídicas. Profissional capaz de operar todos os instrumentos para pensar o Direito em sua complexidade, a partir de uma perspectiva ética, crítica, reflexiva e problematizadora, integrando conhecimentos Jurídicos e gestão de negócios, contribuindo para o crescimento cultural, econômico, social e tecnológico da comunidade onde estará inserido.

A concepção, os objetivos e o currículo do curso devem conduzir à formação de um profissional com conhecimentos sólidos e atualizados, capaz de cuidar de problemas jurídicos novos e tradicionais, atuando nas diversas profissões jurídicas: advocacia pública e privada (para pessoas físicas ou jurídicas); magistratura; Ministério Público; delegado de polícia; procurador jurídico; magistério superior; funcionalismo público; e nas diversas outras funções e cargos privativos de bacharel em direito.

O estudante do curso de Graduação em Direito da FTM deve fundamentar sua aprendizagem na observação dos fatos que servem de embasamento à realidade técnica que irá manejar, não podendo dissociá-la do quadro social no qual atuará nem ignorar a análise crítica dos reflexos que as situações da vida podem produzir na legislação, na doutrina e na jurisprudência.

A formação do estudante ultrapassa a simples possibilidade de reconhecer a superação do dogmatismo tradicional, pois impõe-se lhe a tarefa de repensá-lo em consonância com as contínuas mudanças sociais, a exigir a construção de novos paradigmas capazes de solucionar as questões de conflito oriundas da revolução tecnológica, sem esquecer a necessidade de uma profunda formação ética.

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